Como fazer auditoria das fontes nas tabelas de dimensão

{sharethis}

Para conhecer e controlar a origem de uma linha de dados numa tabela de dimensão, ou pelo menos a origem da fonte primordial dessa linha, dado que no data warehousing as colunas de uma única linha podem ter origem em estruturas de dados diferentes, sejam elas, por exemplo, tabelas de uma base de dados ou folhas de cálculo, deve-se incluir uma coluna especial que poderemos denominar de "Registo de Origem" que contém a identificação da fonte operacional principal de onde as colunas são derivadas.

No caso de uma fonte com origem no SQL Server podemos ter o seguinte no Registo de Origem: "secretaria.Aluno", que indica que a fonte principal de cada linha da dimensão Aluno é a tabela Aluno.

Tal como no caso da auditoria temporal também na auditoria das fontes esta coluna é eminentemente destinada aos informáticos pelo que não ser disponibilizada aos utilizadores do data warehouse.

The following two tabs change content below.

Carlos Pampulim Caldeira

Professor Auxiliar | Assistant Professor at Universidade de Évora

Latest posts by Carlos Pampulim Caldeira (see all)