Trabalhos Práticos

 

Exercício 1


Crie uma conta de correio electrónico (eMail) num servidor nacional à sua escolha (www.mail.pt, www.sapo.pt, www.aeiou.pt, etc.).

Após ter criado a conta com sucesso, deve retirar uma imagem à sua escolha, de uma página da Internet, e enviá-la num email, como anexo, ao docente das aulas práticas (pp@di.uevora.pt). O email deve ainda conter os seus dados pessoais (nome, número de aluno, endereço de email...)



Exercício 2


Construa um mini-guia da cidade de Évora, para turistas. Pode utilizar este texto como ponto de partida, bem como as seguintes imagens:

  1. Evora.jpg

  2. Diana.jpg

  3. Giraldo.jpg

  4. Coreto.jpg

No final da aula, envie o mini-guia para o docente das práticas, utilizando a conta de eMail que criou na aula anterior



Exercício 3

  1. Utilize os estilos predefinidos do Word nos títulos do seu mini-guia.

  2. Formate a página para o tamanho A5, com margens de 1cm.

  3. Construa a capa, o Índice (table of contents), e o índice de imagens do mini-guia. O índice deve ficar entre a capa e a 1ª página do guia. Posteriormente, mova o índice para a última página.



Exercício 4

  1. Crie os seus próprios estilos, para aplicar no mini-guia:

    • Estilo "Título": Fonte: Arial 14pt, bold, alinhado à esquerda;

    • Estilo "SubTítulo": Fonte: Arial 13pt, normal, alinhado à esquerda;

    • Estilo "Texto": Fonte: Times New Roman 11pt, normal, justificado, com espaço de 5mm entre parágrafos e avanço de 1cm na 1ª linha do parágrafo;

    • Estilo "TextoDoÍndice": Fonte: Times New Roman 11pt, itálico, alinhado à esquerda.

    • Em todos os estilos anteriores, o espaçamento de linha deverá ser de 1,5.

  2. Defina um novo tipo de índice que utilize os estilos definidos por si.



Exercício 5


Guarde este documento na pasta "My Documents", e formate-o com os estilos definidos no exercício 4.


Sugestão: utilize a informação contida no próprio documento para criar os estilos.



Exercício 6


No mini-guia turístico, adicione cabeçalhos e rodapés às páginas.


No cabeçalho deve colocar o título do documento, alinhado à esquerda, e o seu nome (ou nome dos elementos do grupo), alinhado à direita. No rodapé, deve inserir o número de página, ao centro.



Exercício 7 (Microsoft Excel)


  1. Faça uma Folha de cálculo que lhe permita escrever o nome e o preço dos produtos que adquiriu no supermercado até um total de dez. A mesma deve ser formatada de forma conveniente. A moeda é o Euro.


  2. Produto

    Preço

    Arroz

    € 1,25

    ...

    ...



  3. Calcule o total a pagar.


  4. Produto

    Preço

    Arroz

    € 1,25

    ...

    ...

    TOTAL

    #####



  5. Altere a folha anterior introduzindo mais uma coluna com a informação da quantidade. Introduza uma coluna extra, com os totais parciais, e uma nova fómula para o total a pagar.


  6. Produto

    Preço

    Quantidade

    Total Parcial

    Arroz

    € 1,25

    2

    € 2,50

    ...

    ...

    ...

    ...

    TOTAL

     

     

    #####



  7. Calcule (em células devidamente identificadas, por baixo da tabela):

    1. O preço médio dos artigos comprados;

    2. O total de artigos comprados;

    3. O preço do artigo mais caro;

    4. O preço do artigo mais barato;

    5. A média dos preços dos artigos alimentares;



Exercício 8

Considere os dados seguintes, referentes ao primeiro semestre de um dado ano da vida da empresa TorraTudo, Lda.

DESPESAS

GERAL Instalações Fixos Compras Serviços Outros
Janeiro 141000 37500 480525 23100 4100
Fevereiro 141000 45200 356484 15426  
Março 147000 41200 351245 24875 2189
Abril 147000 39600 289456 12458 5642
Maio 147000 65125 301571 31000 11250
Junho 147000 44876 247981 7400  

VIATURAS Combustível Portagens Oficina Seguros Outros
Janeiro 45000 4500      
Fevereiro 42750 8260 7200    
Março 39985 6300      
Abril 41500 5140   67800  
Maio 46200 6180     7800
Junho 27500 2600 43200    

RECEITAS

RECEITAS Hardware Software Serviços
Janeiro 897453 87500 23100
Fevereiro 458265 65123 45711
Março 365412 45128 64110
Abril 741562 9841 78631
Maio 456781 45887 54800
Junho 658994 79500 64973
  1. Crie um novo Livro, no Excel, com duas folhas, contendo a informação acima.

  2. Crie duas novas folhas, contendo a mesma informação, mas com os valores convertidos para Euro.

  3. Formate cada uma das tabelas, de forma a apresentarem um aspecto mais "profissional".

  4. Acrescente às folhas apropriadas (já em Euro), células para calcular:
    1. os totais mensais
    2. os totais por categoria
    3. a média semestral
    4. o número de meses em que houve despesas na categoria "Oficina".
    5. o número de meses em que os proveitos foram superiores a 5000 Euro.

  5. Crie uma nova folha, no mesmo Livro, denominada "Saldos", que apresente os saldos mensais, o saldo semestral, bem como o saldo médio semestral.


Exercício 9 - Gráficos


Considere o livro do excel construído no exercício 8. Agora pretende-se que, com base nesses dados, construa gráficos sugestivos para realçar alguns aspectos da situação financeira da empresa. Em particular, pretende-se que construa:
  1. Na folha 'Despesas', um gráfico com os totais mensais.

  2. Na folha 'Receitas', um gráfico de linha com os totais mensais.

  3. Numa nova folha, chamada 'Gráfico de despesas', um gráfico tridimensional de colunas contendo os gastos mensais para todas as categorias.

  4. Um gráfico idêntico ao anterior, mas para as receitas.

  5. Numa nova folha, chamada 'Distribuição das despesas', um gráfico que permita visualizar a distribuição das despesas por categoria.

  6. Um gráfico idêntico ao anterior, mas para as receitas.

  7. Na folha 'Saldos', um gráfico que mostre a variação do saldo ao longo do semestre.

  8. Outros gráficos que considere apropriados, quer nas próprias folhas 'Despesas', 'Receitas', ou 'Saldos', quer em eventuais folhas novas.



Exercício 10


No último mês, os pagamentos efectuados na empresa SOPAPEL, Lda., foram feitos de acordo com os seguintes parâmetros (valores já em Euro):
Nome Cargo Ordenado base Abonos
Manuel Santos Administrador 2000 60
Elsa Fernandes Directora 1800 90
Rui Afonso Vendedor 1050 75
José Costa Contabilista 950 50
Cristina Pereira Secretária 600 30
António Santos Motorista 450 30
Eugénia Costa Auxiliar de limpeza 340 30
João Fonseca Operário 375 30

Suponha que os descontos para o I.R.S. e para a Caixa Geral de Aposentações são definidos da seguinte forma:
  • I.R.S.: Se o ordenado base for menor ou igual a 500 não faz descontos. Se estiver compreendido entre 500 e 900 desconta 15% do ordenado base. Se o vencimento for superior a 900 desconta 30% do vencimento base.
  • C.G.A.: Se o ordenado base for menor que 750 desconta 5%, senão desconta 10%.
  • O ordenado mensal líquido é calculado somando ao vencimento base os abonos, e em seguida subtraindo os descontos para o I.R.S. e para a C.G.A..
Construa uma folha de cálculo para representar aquela situação, em particular, que calcule:

  1. Os descontos para o I.R.S. e para a C.G.A. de cada trabalhador.

  2. O ordenado mensal líquido de cada trabalhador.

  3. O volume mensal do total de pagamentos.

  4. A média mensal do total de pagamentos.

  5. Outros dados que ache significativos.

Nota: Pode usar como base para o exercício o seguinte livro do excel: e10.xls (clique com o botão direito no nome do ficheiro, e guarde-o na pasta "My Documents" do seu PC.


Exercício 11


Construa um livro do Excel para determinar a nota final de um aluno na cadeira de Iniciação à Informática - Filosofia, no ano lectivo 2001/2002, de acordo com as regras hipotéticas a seguir indicadas.
Aprovação em época Normal
  1. A aprovação em época Normal será feita se o aluno obtiver aprovação teórica e prática.
    1. A aprovação na avaliação teórica pode ser conseguida numa das seguintes maneiras:
      • Aprovação no exame escrito (1ª ou 2ª chamadas), por obtenção de nota superior ou igual a 9,5 valores.
      • Aprovação em ambos os testes, o que implica que a média das notas obtidas em ambos seja superior ou igual a 9,5 valores.
    2. O aluno obterá aprovação na avaliação prática se a sua nota fôr superior ou igual a 9,5 valores.
  2. A classificação em época Normal será dada pelo arredondamento a zero casas decimais do resultado da seguinte fórmula:
    N = 25% * NP + 75% * NT
    NP e NT significam, respectivamente, a nota obtida na avaliação prática e teórica.
  3. A aprovação será obtida se e só se o resultado da fórmula, antes do arredondamento, fôr superior ou igual a 9,5 valores.
Aprovação em época de Recurso
A aprovação em Recurso é idêntica à época normal, excepto na forma como pode ser obtida a aprovação teórica. Esta será dada se o aluno obtiver uma nota superior ou igual a 9,5 valores no exame de recurso.
Indicações
  • Use como base para o exercício o ficheiro e11.xls (As notas apresentadas foram obtidas ao acaso).
  • Na coluna "Final" da folha "Nota Final", deverá aparecer a nota final em caso de aprovação, e "Rep" em caso de reprovação.
  • A folha "Nota final" deve ficar ordenada pelo nome dos alunos.
  • Nota: MAX(1;2;"ola") dá como resultado 2 e SUM(3;"xyz") dá como resultado 3, não havendo qualquer erro (ou seja, podemos incluir células com texto num intervalo numérico, pois estas tomam valor zero).


Exercício 12


Observe o seguinte conjunto de células:

 

 

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

1

3

3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2

 

 

1

2

3

 

 

 

 

 

 

 

 

3

 

 

 

4

5

 

 

 

 

 

 

 

 

4

1

2

3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5

4

0

5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6

10

2

6

 

 

 

 

 

 

 

 

30

 

7

7

8

9

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8

 

10

20

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na célula L6, encontra‑se a seguinte fórmula para calcular um certo valor a partir de outras células do conjunto:

=( C2 + SUM( D2:E3 ) ) * B6

Esta fórmula contém apenas referências relativas.

As oito tabelas seguintes correspondem a outras tantas variantes desta fórmula, consoante o tipo de referências nela utilizado (absolutas, relativas e/ou mistas).

Preencha as oito tabelas indicando, em cada uma, qual a fórmula resultante e o respectivo resultado, se se copiar a fórmula origem para as células indicadas.

 

Fórmula na célula L6:

=( C2 + SUM( D2:E3 ) ) * B6

1

Célula destino Fórmula resultante Resultado
I4

=(#REF!+ sum(#REF!) * #REF!

#REF!

L5

=( C1 + sum( D1:E2 ) ) * B5

0

K6

=( B2 + sum( C2:D3 ) ) * A6

70

K7

=( B3 + sum( C3:D4 ) ) * A7

49

M8

=( D4 + sum( E4:F5 ) ) * C8

0

 

Fórmula na célula L6:

=( $C$2 + SUM( $D$2:$E$3 ) ) * $B$6

2

Célula destino Fórmula resultante Resultado
I4

 

 

L5

 

 

K6

 

 

K7

 

 

M8

 

 

 


Fórmula na célula L6:

=( C$2 + SUM( D$2:E$3 ) ) * B$6

3

Célula destino Fórmula resultante Resultado
I4

 

 

L5

 

 

K6

 

 

K7

 

 

M8

 

 

 

 

Fórmula na célula L6:

=( $C2 + SUM( $D2:$E3 ) ) * $B6

4

Célula destino Fórmula resultante Resultado
I4

 

 

L5

 

 

K6

 

 

K7

 

 

M8

 

 

 

Fórmula na célula L6:

=( C2 + SUM( D2:E3 ) ) * $B$6

5

Célula destino Fórmula resultante Resultado
I4

 

 

L5

 

 

K6

 

 

K7

 

 

M8

 

 

 

Fórmula na célula L6:

=( $C$2 + SUM( D2:E3 ) ) * B6

6

Célula destino Fórmula resultante Resultado
I4

 

 

L5

 

 

K6

 

 

K7

 

 

M8

 

 

 

Fórmula na célula L6:

=( $C$2 + SUM( $D2:$E3 ) ) * B$6

7

Célula destino Fórmula resultante Resultado
I4

 

 

L5

 

 

K6

 

 

K7

 

 

M8

 

 

 

Fórmula na célula L6:

=( $C$2 + SUM( D$2:E$3 ) ) * $B6

8

Célula destino Fórmula resultante Resultado
I4

 

 

L5

 

 

K6

 

 

K7

 

 

M8

 

 



 

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Last modified: Mon Jan 6 16:18:56 WET 2003