Programa de Introdução às Tecnologias de Informação 2009-2010


Departamento de Informática


Programa da Unidade Curricular

 

Introdução às Tecnologias de Informação

1º Semestre 2009/2010

Responsável: Prof. Doutor Carlos Pampulim Caldeira


 

Objectivos:

O objectivo desta unidade curricular é o estudo de aspectos teóricos e práticos relacionados com a publicação de informação de acordo com um conjunto de regras básicas de formatação. No programa estão incluídos tópicos sobre conceitos fundamentais sobre a Internet e sobre a formatação de textos.

Nesta unidade curricular os alunos desenvolverão as suas capacidades na compreensão dos elementos fundamentais sobre a publicação de informação na Web e sobre a formatação de documentos em ambiente de processamento de texto.

Proporcionar aos alunos uma compreensão adequada sobre a formatação da informação escrita.


Carga Horária:

A unidade curricular de Introdução às Tecnologias de Informação tem uma hora e meia teórico-práticas de sessões semanais.

 

Avaliação:

A avaliação dos resultados de aprendizagem nesta Unidade Curricular resulta APENAS do regime de Avaliação Contínua, de acordo com o Artigo 13º do Regulamento Escolar Interno da Universidade de Évora. Apenas podem ir a Exame de Recurso , ou outro, os alunos que tenham frequência às aulas, i.e., que não ultrapassem o número máximo permitido de faltas por semestre (TRÊS), e uma nota não inferior a oito valores nas componentes práticas obrigatórias.


Instrumentos de avaliação previstos:
  • Projecto: 600 pontos
  • Questionário Intermédio: 100 pontos
  • Questionário Semestral: 200 pontos
  • Trabalhos nas aulas / Participação: 100 pontos
Total: 1000 pontos

 

Notas gerais:
O projecto final da disciplina consiste num trabalho de grupo. Cada grupo poderá ter um máximo de dois alunos. O projecto consiste na elaboração de um resumo alargado de um livro sobre a criação da Google. Nenhum projecto será aceite após a data de entrega estabelecida. Para obter a aprovação na Unidade Curricular os alunos não podem faltar a mais de três sessões presenciais (Artigo 4º do Regulamento Escolar Interno).

Funcionamento:
Na parte referente à aula teórica é apresentada a matéria do programa da disciplina e, sempre que possível, estudam-se exemplos práticos. Na parte referente à aula prática apresentam-se casos de estudos que os alunos terão que resolver e entregar ao docente em datas a combinar.

 

Programa:

1. Os Sistemas de Informação
1.1. Definição de sistema de informação
1.2. Diferença entre dados e informação
1.3 Tipos de sistemas de informação
2. A Linguagem da Internet
2.1. Introdução ao HTML
2.2. Conceitos fundamentais sobre HTML
2.3. A publicação de informação na Internet
3. A Utilização de Portais na Internet
3.1. Os sistemas de gestão de conteúdos
3.2. O caso de estudo do “Jornal de CID” da Universidade de Évora
4. O Processador de Texto
4.1. Introdução ao processamento de texto
4.2. As formatações fundamentais
4.3 A utilização de folhas de estilo
4.4 A construção de tabelas de conteúdos
4.5 A automatização de diversos tipos de tarefas

Bibliografia:

  • Wise, D. e Malseed, M. 2007. Google: O Fenómeno que está a mudar o mundo. Editorial Presença, Lisboa. ISBN 978-972-23-3740-3

Recursos adicionais:

Google
O Fenómeno que Está a Mudar o Mundo

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Carlos Pampulim Caldeira

Professor Auxiliar | Assistant Professor at Universidade de Évora

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