Administração de Bases de Dados | 2019-2020

2º Semestre 2019-2020

Responsável: Prof. Doutor Carlos Pampulim Caldeira

Objectivos

O objectivo de Administração de Bases de Dados é o estudo de aspectos teóricos e práticos relacionados com a administração de bases de dados relacionais. No programa estão incluídos tópicos sobre modelação de dados, desenho de bases de dados, linguagem de interrogação de dados, desempenho dos sistemas de gestão de bases de dados e segurança das aplicações.

Os administradores de bases de dados são os responsáveis pelos sistemas de informação mais avançados da actualidade e, como tal, auferem rendimentos condizentes.

Em Administração de Bases de Dados os alunos desenvolverão as suas capacidades na programação em SQL, e aprenderão a desenhar, criar e manter uma base de dados relacional.

Proporcionar aos alunos uma compreensão adequada da arquitectura das bases de dados relacionais, e da forma como os seus componentes trabalham e interagem entre si.

Será ainda fornecido aos estudantes os meios necessários para saberem criar uma base de dados operacional, e para manter e gerir os vários subsistemas de uma maneira efectiva e eficiente.

Carga Horária

A disciplina de Administração de Bases de Dados tem quatro horas teórico-práticas de sessões semanais.

Regime de Avaliação Contínua | Componentes

A avaliação de conhecimentos é composta pelos seguintes elementos com os pesos:

1. Frequências: 40 pontos
  2. Projecto: 50 pontos
  3. Caderno do DBA: 10 pontos
  4. [Trabalho opcional: 10 pontos]

Total da uc: 100 pontos = 20 valores

Regime de Avaliação Por Exame | Componentes

1. Parte Escrita: 55 pontos
  2. Projecto: 45 pontos (prova obrigatória e comum ao regime de avaliação contínua)

Total da uc: ∑ = 100 pontos = 20 valores

Nota 1: De acordo com o nº6 do Artigo 102º do Regulamento Académico o exame final (normal ou de recurso) inclui nas suas componentes de avaliação uma prova obrigatória comum ao regime de avaliação contínua: o Projecto.

Notas gerais

O projecto final de Administração de Bases de Dados consiste num trabalho de grupo. Cada grupo poderá ter um máximo de dois alunos. O tema consiste no desenho, desenvolvimento e administração de uma base de dados relacional sobre um assunto proposto nas aulas. O trabalho tem que incluir um dicionário de dados muito pormenorizado sobre os principais aspectos de administração da base de dados. Para poder construir a base de dados cada grupo deverá previamente organizar e colectar todas as formas de dados necessárias ao funcionamento da aplicação. Nenhum projecto será aceite após a data de entrega estabelecida.

Para obter a aprovação em Avaliação Contínua ou Exame em Época Normal na Unidade Curricular os alunos não podem faltar a mais de 25% das sessões presenciais (Artigo 97º nº1 e 2 | Regulamento Académico).

Os trabalhos têm que seguir a formatação definida no Guia.

Funcionamento

Na parte referente à aula teórica é apresentada a matéria do programa da disciplina e, sempre que possível, estudam-se exemplos práticos. Na parte referente à aula prática apresentam-se casos de estudos que os alunos terão que resolver e entregar ao docente em datas a combinar.

Atendimento online disponível pelo Moodle da Universidade de Évora.

Atendimento pessoal à ª feira | h-h com marcação prévia.

Administração de Bases de Dados segue as normas de ética em vigor na Universidade de Évora pelo que há tolerância zero para qualquer prática, ou tentativa, de plágio por parte dos alunos. Toda e qualquer infracção detectada numa prova acarreta a sua anulação e a participação às autoridades académicas.

1. Os mitos das bases de dados
    1. O modelo Entidade-Relação
    2. As codificações das denominações
    3. O desprezo pelas regras de integridade da informação
  2. A Ecologia da Informação
    1. O modelo de dados Relacional
    2. O nicho da informação
  3. As funções do Administrador de Base de Dados
  4. Desenho da base de dados atendendo ao seu desempenho
  5. Desenho da aplicação
  6. Revisão do desenho da base de dados
  7. A disponibilidade da base de dados
  8. A gestão da velocidade (performance)
  9. A integridade dos dados
  10. A segurança da base de dados
  11. Políticas de salvaguarda, recuperação e prevenção de incidentes da base de dados
  12. A interrogação de grandes repositórios de dados.

Referências: