MDS: Programa 2012-2013

Departamento de Informática

Metodologias e Desenvolvimento de Software

 

2º Semestre 2012/2013

Responsável: Prof. Doutor Carlos Pampulim Caldeira

 

Objectivos:

Introdução aos paradigmas de desenvolvimento de software. Gestão de projectos. A composição de requerimentos em sistemas informáticos e software. Princípios fundamentais de desenvolvimento de software aplicado ao caso das bases de dados relacionais. O papel da documentação impressa e digital na composição das aplicações informáticas. O desenho com suporte no fluxo e análise de dados. As solicitações modernas derivadas do conceito de Big Data. O trabalho em equipa e o desenvolvimento em tempo real. As metodologias ágeis. O framework Scrum. Estratégias e técnicas de teste de software. A manutenção do software. Os alunos, em grupos de trabalho, desenvolverão um projecto que terá várias componentes obrigatórias sujeitas a avaliação e, além disso, todos e cada um dos membros das equipas têm que fazer uma apresentação oral relacionada com o projecto.

Carga horária:

A disciplina de Metodologias e Desenvolvimento de Software tem quatro horas teórico-práticas semanais, em blocos de duas horas.

Avaliação:

A avaliação dos resultados de aprendizagem nesta Unidade Curricular resulta APENAS do regime de Avaliação Contínua, de acordo com o Artigo 13º do Regulamento Escolar Interno da Universidade de Évora. Apenas podem ir a Exame de Recurso os alunos que tenham frequência às aulas, i.e., que não ultrapassem o número máximo permitido de faltas por semestre (SEIS), e uma nota não inferior a oito valores nas componentes práticas obrigatórias. Em qualquer situação ou caso particular – quer se trate, por exemplo, de um trabalhador estudante ou de época especial – as componentes práticas são sempre obrigatórias e têm um peso de 80% na classificação final.

Instrumentos de avaliação previstos:

·         Projecto: 14 valores [PONTUAÇÃO MÍNIMA: 6]

1.      Regras do negócio: 20

2.      Introdução: 20

3.      Dossier

3.1.   Dossier “ele próprio”: 10

3.2.   Project home: 10

3.3.   Gestão Ágil: tasks e sprints: Planbox | ScrumMe: 15

4.      [Novo] Modelo relacional: 20

5.      Construção da base de dados: 15

6.      Desenvolvimento da aplicação

6.1.   Desenho de ecrãs em papel: 10

6.2.   Regras de validação em programa: 15

6.3.   Registo de alterações (Auditoria): 10

7.      Manual do utilizador

7.1.   Impresso e online: 20

8.      Folheto publicitário: 10

9.      Apresentação individual: 15

Soma das componentes: 190 pontos = 14 valores

·         Questionário Semestral / Exame de Recurso: 6 valores [PONTUAÇÃO MÍNIMA: 2]

Total: 20 valores

Notas gerais:

O projecto final da disciplina consiste num trabalho de grupo. Cada grupo deverá ser constituído por 4 alunos, e nunca por mais de quatro. O tema será atribuído a cada equipa. O trabalho inclui diversas componentes todas sujeitas a avaliação. Nenhuma componente do projecto será aceite após a data de entrega estabelecida. Para obter a aprovação na Unidade Curricular os alunos não podem faltar a mais de seis sessões presenciais (Artigo 4º do Regulamento Escolar Interno).

Os trabalhos têm que seguir a formatação definida no Guia.

Funcionamento:

Na parte referente à aula teórica é apresentada a matéria do programa da disciplina e, sempre que possível, estudam‑se exemplos práticos. Na parte referente à aula prática apresentam-se casos de estudos que os alunos terão que resolver e entregar ao docente em determinadas datas.

 

Programa:

1.         Desenvolvimento de software

           1.1.   O passado recente

          1.2.   Anacronismos

          1.3.   Mitos

         1.4. A “insensibilidade” das aplicações informáticas

    2.         A Ecologia da Informação

         2.1. A ecologia dos dados

        2.2. Como manter tudo simples

   3.         Desenvolvimento Ágil

   4.         Práticas em engenharia de software

  5.         Engenharia de requerimentos

  6.         Arquitecturas

  7.         Desenho de interfaces

  8.         Escrita de documentação

       8.1.   Documentação impressa

       8.2.   Documentação digital

      8.3.   Sistemas de ajuda

Referências:

Caldeira, C. (2011). A Arte das Bases de Dados. Edições Sílabo, Lisboa. ISBN: 978-972-618-627-4

Pham, A. e Pham, P-V. (2011). Scrum in Action: Agile Software Project Management and Development. Course Technology Ptr. ISBN: 143545913X, 9781435459137

Valacich, J., George, J. e Hoffer, J. (2011). Essentials of Systems Analysis and Design (5th Edition). Prentice Hall. ISBN: 0137067119

  

O Docente responsável pela disciplina,

  

Carlos Pampulim Caldeira

(Professor Auxiliar)

 

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Carlos Pampulim Caldeira

Professor Auxiliar | Assistant Professor at Universidade de Évora

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