STI: Programa 2015-2016

1º Semestre 2015/2016
Responsável: Prof. Doutor Carlos Pampulim Caldeira
Objectivos:

O objectivo desta unidade curricular é o estudo de aspectos teóricos e práticos relacionados com a publicação de informação de acordo com o paradigma da Ecologia da Informação. No programa estão incluídos tópicos sobre conceitos fundamentais sobre ecologia da informação, modelação de dados, desenho de bases de dados, desenho e desenvolvimentos de esquemas simples e complexos de publicação estruturada de informação.

Nesta unidade curricular os alunos desenvolverão as suas capacidades na compreensão dos elementos fundamentais da ecologia da informação aplicada à publicação de informação.

Proporcionar aos alunos uma compreensão adequada das arquitecturas estruturadas de informação, e da forma como os seus componentes trabalham e interagem entre si.

Carga Horária:
A unidade curricular de Suportes e Tipologias da Informação tem quatro horas teórico-práticas de sessões semanais.
Avaliação
A avaliação dos resultados de aprendizagem nesta unidade curricular resulta APENAS do regime de Avaliação Contínua, de acordo com o Regulamento Escolar da Universidade de Évora.

Como funcionam os Exames no regime de Avaliação Contínua?

De acordo com o Artº18 nº3 da Ordem de Serviço nº18/2012:

Na época normal cada aluno pode prestar provas de exame final em todas as unidades curriculares em que reúna as condições legais para tal. A aprovação esta dependente da classificação obtida ao longo do semestre em componentes praticas obrigatórias, devidamente divulgadas nos termos do n.º 13 do artigo 17°.

De acordo com o Artº18 nº4 da Ordem de Serviço nº18/2012:

Na época de recurso cada aluno pode prestar provas de exame em unidades curriculares a cuja avaliação continua ou exame na época normal haja faltado, desistido ou reprovado. A aprovação em época de recurso pode, no entanto, estar dependente da classificação obtida ao longo do semestre ou do ano em componentes práticas obrigatórias, devidamente divulgadas nos termos do n.º 13 do artigo 17°.

Instrumentos de avaliação previstos:
  • Projecto: 31 pontos
  • Frequências / Exame de Recurso: 36 pontos
  • Wiki: 12 pontos
  • Diário das Aulas: 11 pontos
  • Video “Internet das Coisas”: 5 pontos
  • Glossário | Dicionário: 5 pontos
Total: 100 pontos
Notas gerais:
O projecto final da disciplina consiste num trabalho de grupo. Cada grupo poderá ter um máximo de dois alunos. O tema, que é o mesmo para todos os grupos, consiste no desenho e desenvolvimento de um sistema de informação com suporte num data warehouse. Nenhum projecto será aceite após a data de entrega estabelecida. Para obter a aprovação na Unidade Curricular os alunos não podem faltar a mais de seis sessões presenciais.

Funcionamento:
Na parte referente à aula teórica é apresentada a matéria do programa da disciplina e, sempre que possível, estudam-se exemplos práticos. Na parte referente à aula prática apresentam-se casos de estudos que os alunos terão que resolver e entregar ao docente em datas a combinar.

Atendimento online disponível pelo Moodle da Universidade de Évora.

Atendimento pessoal à 5ª feira das 9h – 10h e das 16h-18h 30m, com marcação prévia.

Esta unidade curricular segue as normas de ética em vigor na Universidade de Évora pelo que há tolerância zero para qualquer prática, ou tentativa, de plágio por parte dos alunos. Toda e qualquer infracção detectada acarreta a reprovação na unidade curricular e a participação às autoridades académicas.
Programa:

10.3. A matriz em bus

11. Os agregados no data warehouse

Referências:

• Caldeira, C. (2012). Data Warehousing: Conceitos e Modelos. Edições Sílabo. 2ª Edição. Lisboa. ISBN 978-972-618-696-0