Sistemas de Gestão Documental | 2015-2016

2º Semestre 2015/2016

Responsável: Prof. Doutor Carlos Pampulim Caldeira

Objectivos:

O objectivo de Sistemas de Gestão Documental é o estudo de aspectos teóricos e práticos relacionados com a publicação de informação em sistemas de gestão de conteúdos ou documentais. No programa estão incluídos tópicos sobre conceitos fundamentais sobre Content Management Systems (CMS), tipos de informação, gestão de utilizadores, utilização de diferentes tipos de média, e formas complexas de publicação de conteúdos.

Em Sistemas de Gestão Documental os alunos desenvolverão as suas capacidades na compreensão dos elementos fundamentais da gestão de sistemas documentais aplicados à publicação de informação.

Proporcionar aos alunos uma compreensão adequada das arquitecturas estruturadas de informação na Web, e da forma como os seus componentes trabalham e interagem entre si.

Carga horária:

A disciplina de Sistemas de Gestão Documental tem quatro horas teórico-práticas de sessões semanais.

Avaliação:

A avaliação dos resultados de aprendizagem em Sistemas de Gestão Documental resulta do regime de Avaliação Contínua, de acordo com o Regulamento Escolar da Universidade de Évora. As avaliações quer seja por frequência, exame ou exame de recurso incluem sempre a componente prática obrigatória, a qual não pode ter uma cotação inferior a 35 pontos nas componentes práticas obrigatórias.

Instrumentos de avaliação previstos:

• Projecto: 70 pontos [PONTUAÇÃO MÍNIMA: 25]
  • Frequência | Exame: 30 pontos [PONTUAÇÃO MÍNIMA: 15]

Total: 100 pontos

Projecto:

1. Construção de um sistema de gestão documental / conteúdos em WordPress: 46 pontos
  2. Parte escrita: 24 pontos

• Planeamento, em ferramenta tipo Powerpoint, e relatório escrito do site CMS

Notas gerais:

O projecto final de Sistemas de Gestão Documental consiste num trabalho de grupo. Cada grupo poderá ter um máximo de dois alunos. O tema, escolhido com o docente grupo-a-grupo, consiste no desenho e desenvolvimento de um site em WordPress que faça a descrição do tema de acordo com uma filosofia de Content Management System (CMS). Nenhum projecto será aceite após a data de entrega estabelecida.

Para obter a aprovação em Sistemas de Gestão Documental em frequência ou exame os alunos não podem faltar a mais de quatro sessões presenciais (Artigo 6º do Regulamento Escolar da UÉ).

Funcionamento:

Na parte referente à aula teórica é apresentada a matéria do programa de Sistemas de Gestão Documental e, sempre que possível, estudam-se exemplos práticos. Na parte referente à aula prática apresentam-se casos de estudos que os alunos terão que resolver e entregar ao docente em datas a combinar.

Sistemas de Gestão Documental segue as normas de ética em vigor no Departamento de Informática da Universidade de Évora pelo que há tolerância zero para qualquer prática, ou tentativa, de plágio por parte dos alunos. Toda e qualquer infracção detectada acarreta a reprovação em Sistemas de Gestão Documental e a participação às autoridades académicas.

Programa:

1.  Introdução aos Sistemas de Gestão de Conteúdos (Content Management Systems)
  2. Modo de funcionamento dos sistemas de gestão documentais
    3. Feeds RSS
    4. A optimização para os motores de pesquisa

Referências:

Laserfiche Institute (The) (2007). Document Management Overview. 10th Edition. Compulink Management Center. ISBN 0-9726861-0-X.

Sabin-Wilson, L. (2009). WordPress for Dummies. 2nd Edition. Wiley Publishing.

[startbox]

The following two tabs change content below.

Carlos Pampulim Caldeira

Professor Auxiliar | Assistant Professor at Universidade de Évora

Latest posts by Carlos Pampulim Caldeira (see all)