Como fazer auditoria temporal nas tabelas de dimensão

{sharethis}

Para garantir que em qualquer momento é possível ter um registo preciso da data de carregamento inicial ou de modificação da linha numa tabela de dimensão, é necessário que na sua estrutura sejam incluídas colunas com um papel de auditoria. Assim, na perspectiva da auditoria temporal são necessários três campos:

1. data de início de validade da linha
  2. data de cessação de validade da linha
  3. data de carregamento alteração da linha

Tal como está indicado na figura com a dimensão Aluno estes campos, de tipo administrativo, deverão ser colocados em último lugar na lista de campos de uma dimensão e, idealmente, não deverão de estar visíveis para os utilizadores.

Nos casos, menos vulgares, em que seja necessário ter um controlo horário da validade das linhas aos campos referidos anteriormente juntar-se-ão os seguintes:

1. hora de início de validade da linha
  2. hora de cessação de validade da linha