Administração de Bases de Dados | Universidade de Évora

Maio / Junho de 2017

Responsável: Prof. Doutor Carlos Pampulim Caldeira

Objectivos

O objectivo do Curso de Base de Dados Relacionais: desenho, construção e interrogação é o estudo de aspectos teóricos e práticos relacionados com o desenho e construção de bases de dados relacionais. No programa estão incluídos tópicos sobre desenho de modelos de dados, construção de bases de dados e linguagem de interrogação de dados.

A construção de uma base de dados é um processo sujeito a normas analíticas e técnicas precisas e bem conhecidas que devem ser seguidas numa determinada ordem, desde a etapa de conceptualização até à fase de construção física da base de dados. Assim, este curso foca-se na análise e desenho de modelos de dados, construção da base de dados e interrogação da informação através de SQL. O conteúdo deste curso destina-se a gestores, docentes, investigadores, estudantes, ou a qualquer pessoa que pretenda aprender, reciclar ou aprofundar os seus conhecimentos nesta área da Informática.

Neste curso de base de dados os alunos desenvolverão as suas capacidades na programação em SQL, e aprenderão a desenhar, criar e manter uma base de dados relacional.

Proporcionar aos alunos uma compreensão adequada da arquitectura das bases de dados relacionais, e da forma como os seus componentes trabalham e interagem entre si.

Carga Horária

A unidade curricular de Bases de Dados Relacionais: desenho, construção e interrogação tem a duração de 52h correspondendo a 2 ECTS.

Avaliação

A avaliação dos resultados de aprendizagem em Bases de Dados Relacionais: desenho, construção e interrogação resulta do regime de Avaliação Contínua, de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº 13/2016).

Instrumentos de avaliação previstos

A avaliação de conhecimentos é composta por duas partes com os seguintes pesos:

1. Provas escritas: 40 pontos
  2. Provas práticas: 60 pontos

Descrição dos elementos constituintes das provas práticas:

1. Projecto: 50 pontos
  2. Video: 10 pontos

Total da uc: 100 pontos = 20 valores

Notas gerais

O projecto final de Bases de Dados Relacionais: desenho, construção e interrogação consiste num trabalho de grupo. Cada grupo poderá ter um máximo de dois alunos. O tema, que é o mesmo para todos os grupos, consiste no desenho e construção de uma base de dados relacional sobre um assunto proposto nas aulas. Nenhum projecto será aceite após a data de entrega estabelecida.

Os trabalhos têm que seguir a formatação definida no Guia.

Funcionamento

Na parte referente à aula teórica é apresentada a matéria do programa da disciplina e, sempre que possível, estudam-se exemplos práticos. Na parte referente à aula prática apresentam-se casos de estudos que os alunos terão que resolver e entregar ao docente em datas a combinar.

Atendimento online disponível pela página http://www.di.uevora.pt/~ccaldeira e pelo Moodle da Universidade de Évora.

Bases de Dados Relacionais: desenho, construção e interrogação segue as normas de ética em vigor na Universidade de Évora pelo que há tolerância zero para qualquer prática, ou tentativa, de plágio por parte dos alunos. Toda e qualquer infracção detectada numa prova acarreta a sua anulação e a participação às autoridades académicas.

Programa do Curso de Base de Dados

1. Introdução aos Sistemas de Gestão de Informação
    • Diferença entre dados e informação
    • Objectivos e constituição de um Sistema de Gestão de Informação